ESCOLA
ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO IVO CAVALCANTI
GRUPO
DE TRABALHO INTERSETORIAL JOVEM DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS –
(PROJETO VIDA)
V GINCANA BENEFICENTE
DOS ALUNOS DO FIC
AGOSTO/2013
R E
G U L A M E N T O:
1 – Do tema:
“Copa
2014: O Brasil em foco!”.
2 – Do Objetivo:
A V Gincana Beneficente do Grupo de Trabalho
Intersetorial Jovem do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, da Escola Estadual
Professor Francisco Ivo Cavalcanti (Projeto Vida), tem por objetivo incentivar
a participação efetiva dos/as alunos/as nas manifestações socioculturais
desenvolvidas no ano letivo escolar interagindo com o corpo docente e discente
de toda a comunidade escolar, promovendo assim a confraternização entre as
séries e turnos da instituição.
3 – Das Inscrições e
Realização do Evento:
3.1 – As inscrições serão realizadas até o
dia 22 de agosto de 2013,
exclusivamente com um dos membros da Comissão Organizadora deste evento;
3.2 – As inscrições serão gratuitas e darão
acesso aos grupos por série no evento;
3.3 – As inscrições serão feitas
exclusivamente na sala do Projeto Vida localizada nas dependências da escola,
nos horários dos intervalos da manhã, tarde e noite;
3.4 – A Gincana esta prevista para acontecer
no dia 24 de agosto de 2013, a
partir das 14h00 da tarde, com
encerramento previsto para as 18h00;
3.4.1 – Após a Gincana haverá show dançante
com um DJ contratado pela direção da escola, podendo terminar em horário a
critério pela gestão.
3.5 – O evento acontecerá nas dependências da
Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti;
3.6 – Haverá um intervalo para lanche, onde este
será disponibilizado gratuitamente na escola, que compreenderá o horário das 15h30
as 16h00;
3.7 – Poderá haver uma barraca de alimentos
coordenada pelos 3° anos, para arrecadação financeira para colação de grau da
turma concluinte de 2013 onde os participantes poderão usufruir das utilidades
por meio de pagamento aos concluintes;
3.8 – Só será permitida a entrada dos/as
alunos/as da escola, pois a gincana é considerada como um dia letivo de aula,
os que faltarem não poderá receber a pontuação e levará falta na caderneta da
disciplina do dia (a ser combinado com a coordenação pedagógica da escola) e só
será permitida a entrada de pessoas convidadas se antes for comunicado a vinda
dos mesmos, assim como feito inscrição antecipada junto a Comissão Organizadora
do grupo ou pessoa, ainda autorizado pela mesma.
4 – Dos/as Participantes:
4.1 – As equipes serão formadas com a
participação efetiva dos/as alunos/as dos três turnos da escola, onde se
subdividirão por três equipes separadas por série e cor;
4.2 – Cada equipe terá uma cor de
representação para sua série com decisão prévia em uma reunião com os
representantes das turmas, dadas às cores de acordo com o tema, sendo elas
escolhidas por sorteio, este ano serão as cores verde, amarelo, azul e branco
(as cores da bandeira brasileira);
4.3 – Os/as participantes da gincana só terão
acesso à escola desde que esteja devidamente uniformizado, dando fidelidade a
cor da sua equipe;
4.4 – Os/as alunos/as deverão efetuar a sua
inscrição gratuitamente na sala do Projeto Vida com a Comissão Organizadora da
Gincana até o dia 22 de agosto;
4.4.1 – As inscrições realizadas fora deste
prazo não serão incluídas na listagem entregue aos professores para
aproveitamento de nota;
4.4.1.1 – Só será validada a inscrição feita
por um dos membros da Comissão Organizadora;
4.4.1.2 – Salvo os casos de solicitação e
encaminhamento pelo/a professor/a coordenador/a por escrito junto à Comissão
Organizadora;
4.5 – Todos os participantes deverão cumprir
as tarefas segundo o regulamento. O não cumprimento estará sujeito a julgamento
da Comissão Organizadora, podendo implicar na perda de pontos.
5 – Das Torcidas:
5.1 – Cada equipe terá que chegar uma hora
antes do início previsto da gincana para organização da sua torcida em seu
espaço estabelecido no pátio da escola (13h);
5.1.1 – Os espaços serão definidos por
sorteio;
5.1.2 – Salvo a maior torcida, devido a
melhor utilização de espaço;
5.2 – As torcidas usarão cores
pré-estabelecidas pela comissão por intermédio de sorteio (Verde, Amarelo, Azul
e/ou Branco), e deverão seguir o padrão na cor, para não haver perda no item da
organização das equipes (fidelidade da cor);
5.3 – As torcidas poderão usar gritos de
guerra, coreografias, papel picado, pernas de pau, mamãe sacode, palhaços,
serpentinas, apitos, bexigas coloridas (de acordo com a cor da equipe);
5.4 – As torcidas deverão escolher entre os
seus componentes duas pessoas que participarão da prova “Melhor
Caracterização”, que terá como tema: Troca de Gênero, aonde o aluno virá
vestido e caracterizado como mulher, e, a aluna virá vestida e caracterizada
como um homem, os mesmos terão que animar a torcida durante a gincana, mas com
um diferencial, seguirá a proposta de troca, as meninas estarão vestidas como
JOGADOR de FUTEBOL da seleção brasileira e os meninos estarão vestidos como ANIMADORAS
de TORCIDAS;
5.4.1 – Esta prova valerá até 5,0 pontos;
5.5 – É terminantemente proibido o uso de
fumaça, fogos de artifício, palavras de baixo calão ou qualquer tipo de
vulgaridade;
5.6 – A torcida mais animada e respeitadora
poderá ganhar até 8,0 pontos pela Comissão Julgadora, seguindo pré-requisitos
adotados pelas Comissões Organizadora e Julgadora.
5.7 – Será penalizada em pontos, a equipe que
não cumprir com o horário de chegada dado pela Comissão Organizadora da
gincana, aquele que ultrapassar o limite de tolerância de 15 minutos, poderá
perder até 5,0 pontos;
6 – Das Provas:
6.1 – São três os tipos de provas:
6.1.1 – Provas
Antecipadas: Aquelas que envolvem provas preparatórias como: Arrecadação de
alimentos, Desafio Musical, Desafio Dançante, Melhor Caracterização,
Organização, Pontualidade, Memorizando países, Melhor apresentação do Hino
Nacional, entre outros;
6.1.2 - Provas
pré-agendadas ou presenciais: Aquelas cujos resultados serão apresentados
ou executados pelas equipes durante a gincana, como Bola na colher, Dançando
com a bola, Estourando com as bolas, Prova do saco com a bola, Quem procura
acha, entre outros;
6.1.3 – Provas
Surpresas: Aquelas que serão de conhecimentos das equipes apenas no dia da
gincana, serão três, no início, meio e fim da gincana;
6.2 – Todas as provas devem ser cumpridas de
acordo com o regulamento. O não cumprimento das regras implicará em penalidades
a serem definidas pela Comissão Organizadora;
6.3 – São essas provas antecipadas:
6.3.1 – Arrecadação de alimentos, enlatados
e produtos de limpeza pessoal:
6.3.1.1 – A prova consiste em arrecadar a maior
quantidade de alimentos não perecíveis, enlatados e produtos de limpeza pessoal;
6.3.1.2 – Os alimentos poderão ser entregues
antecipadamente na sala do Projeto Vida, onde haverá uma ficha de controle de
entrega e saída do suprimento para cada equipe, ou armazenada em outro local e
prestado contas um dia antes da gincana até às 18h, podendo ser prorrogado esse
horário caso seja solicitado a Comissão Organizadora e a mesma julgue
necessário;
6.3.1.3 – Os itens têm uma pontuação
equivalente para cada um como seguem a lista abaixo:
Quantidade
|
Descrição
|
Pontos
|
Quilos
|
Feijão
|
0,8 décimos
|
Arroz
|
0,6 décimos
|
|
Açúcar
|
0,5 décimos
|
|
Sal
|
0,1 décimos
|
|
Farinha
|
0,2 décimos
|
|
Enlatados
|
Óleo, ervilha, sardinhas, Conservas, milho
verde, salsicha, feijão, cenoura, leite, molho de tomate, creme de leite,
leite condensado, beijinho, brigadeiro, doces, ameixa, pêssego, em fim...
|
1,0 pontos
|
Massas
|
Macarrão, bolachas e biscoitos grandes...
|
0,6 décimos
|
Outros
|
Café, nescafé...
|
0,4 décimos
|
Outros
|
Cuscuz
|
0,3 décimos
|
Produtos de Limpeza
em Geral
|
Sabonete, Shampoo, condicionador,
detergente, desinfetante, sabão em pó, sabão em barra, amaciante, água
sanitária, papel higiênico, hidratante...
|
0,5 décimos cada
|
Os produtos ou coisas não colocados neste
quadro poderão ser consultados junto à Comissão Organizadora.
|
6.3.1.4 – A cada duzentos itens arrecadados a
equipe ganhará 100 pontos extras somados no final;
6.3.1.5 – Os suprimentos serão doados para a
instituição da equipe vencedora da gincana preestabelecido pela Comissão
Organizadora;
6.4.
Quanto
às provas preparatórias ou antecipadas:
6.4.1 – Desafio Musical:
6.4.2 – A prova consiste na equipe
competidora que apresentar Melhor Performance de uma música cantada do País
escolhido por cada equipe.
6.4.1.1 – Após a escolha da MÚSICA deverá ser
informado à Comissão Organizadora para que se possa estar ciente de qual país
irá ser trabalhado por cada equipe.
6.4.1.1.1 – A equipe se responsabilizará em
imprimir no mínimo três exemplares das letras das músicas para serem entregues
a Comissão Julgadora no dia da Gincana.
6.4.1.2 – As equipes NÃO poderão convidar
terceiros para execução desta prova;
6.4.1.3 – O desafio é cantar com play back,
voz e violão ou qualquer outro instrumento, utilizando a criatividade. Podendo
ornamentar-se, pintar-se, fidelizando ao país, assim como vestir-se como tal.
6.4.1.4 – Esta prova será submetida a analise
da Comissão Julgadora, onde a pontuação não poderá ultrapassar 8,0 pontos;
6.4.2. – Desafio
Dançante:
6.4.2.1 – A prova consiste na equipe
competidora apresentar uma manifestação cultural de danças populares ou típicas
de um país, a ser determinado pela equipe;
6.4.2.2 – As equipes NÃO poderão convidar
terceiros para execução desta prova;
6.4.2,3 – O desafio é dançar uma dança típica
ou popular de um país, desenvolvendo habilidades e noções coreográficas
características do país escolhido, determinando por meio da dança, roupa, maquiagem,
sincronismo, música escolhida, ritmo, criatividade e fidelidade com a proposta.
6.4.2.3 – Esta prova será submetida à análise
da comissão julgadora, onde a pontuação não poderá ultrapassar 8,0 pontos.
6.5 – Memorizando Países:
6.5.1 – A prova consiste em a equipe
memorizar o maior número de países possíveis, respeitando a ordem dada
previamente pela Comissão Julgadora;
6.5.1.1 – Serão entregues as equipes as bandeiras
de 50 países para memorização, compreendendo a mesma listagem;
6.5.1.1.1 – Desta quantidade, será
apresentado 25 países no dia da gincana, e o/a aluno/a terá que copiar em uma
folha em branco o nome dos países e colocar os nomes dos países na ordem que
lhes forem apresentadas.
6.5.1.1.2 – Aquele que obtiver o maior número
de acertos vence a prova, pontuando 0,2 décimos por cada acerto.
6.5.1.2 – Em caso de empate, dará
continuidade a apresentação dos países até uma das equipes vencer;
6.5.1.3 – A prova só poderá ser executada por
uma pessoa de cada equipe.
6.6 – Melhor Apresentação do Hino Nacional
Brasileiro:
6.6.1 – A prova consiste em criar uma
APRESENTAÇÃO MUSICAL com a letra total do hino nacional brasileiro;
6.6.2 – A ideia é que seja cantada em vários
ritmos apenas utilizando de aspectos criativos de cada equipe;
6.6.3 – Utilizem da criatividade para
conseguir a pontuação de 8,0 pontos dessa prova.
6.7 – Show de Talentos:
6.7.1 – A prova consiste em cada equipe
apresentar um talento;
6.7.2 – Poderá ser um grupo, dupla ou
individuo que apresente uma música, uma dança, uma pintura, uma poesia, em fim
uma manifestação cultural, que se caracterize pelo talento do/a aluno/a;
6.7.3 – A equipe terá até cinco minutos para
apresentação;
6.7.4 – Após a apresentação a equipe ganhará
até 7,0 pontos;
6.8 – Hino Escolar;
6.8.1 – A prova consiste em a equipe
apresentar um hino para a escola;
6.8.2 – No hino deverá conter o histórico da
escola;
6.8.3 – Utilizem aspectos de criatividade
para encantar aos jurados, o melhor hino levará 100 pontos;
6.9 – Se possível, a cada três provas
realizadas, a Comissão Organizadora em consonância com a Comissão Julgadora
dará os resultados parciais de pontuações por equipes, para facilitar na
contagem final;
6.9.1 – Toda e qualquer regra poderá ser
modificada pela Comissão Organizadora do evento, desde que antes faça a
ressalva junto aos coordenadores das equipes e haja consonância, entre as
partes, não havendo será convidado/a membros da Comissão Julgadora e da Direção
da escola;
7 – Quanto
às provas presenciais:
7.1 – Seguem abaixo algumas provas
presenciais só para conhecimento e preparação das equipes, podendo a qualquer
momento haver alteração para encaixe ou retirada das provas:
- Bola na colher;
- Dançando com a bola;
- Estourando as bolas;
- Prova do saco com bola;
- Quem come mais?
- Quem procura acha!
- A melhor mímica;
- De quem é essa voz? (Quem é o/a cantor/a?);
- Torta na cara (perguntas e respostas sobre as
copas e suas curiosidades);
- Melhor caracterização;
- Desafio Musical;
- Girando para fazer o gol;
- Desafio Dançante... Etc.
7.2 – As provas não estão necessariamente na
ordem de realização;
7.3 – As regras serão ditas no momento das
provas.
7.4 – As provas surpresas serão ditas e
realizadas a qualquer momento da gincana e a sua pontuação será dada, logo após
a execução das mesmas;
7.5 – Cada prova presencial valerá 1,0
pontos.
7.5.1 – Com exceção da Melhor Caracterização
que valerá 5,0 pontos.
8 – Da Premiação Final:
8.1 – A equipe que conseguir o maior número
de pontos ficará com todas as arrecadações para a sua Instituição de Caridade
previamente decidida com a Coordenação;
8.2 – As equipes em comum acordo poderão dividir
as arrecadações para as instituições participantes;
8.3 – Os/as alunos/as das três séries que
participarem ativamente da gincana ganhará pontos de participação em suas
disciplinas escolares previamente decididas com os/as educadores/as da escola,
e de acordo com a necessidade de cada aluno/a estudado às possibilidades por
intermédio da coordenação, professores e alunos;
8.3.1 – O Projeto Vida não se responsabiliza
por inclusão ou indicação de alunos para pontuação. A única responsabilidade se
dá em entregar os nomes dos alunos das inscrições;
8.3.2 – As formas de participação se darão de
quatro formas: no planejamento junto com
o professor coordenador, execução das tarefas antecipadas, presenciais e
surpresas, participação efetiva na torcida e participação efetiva na coordenação do
evento;
8.3.3
– Vale ressaltar que só terá direito à pontuação escolar aqueles alunos/as que
se inscreveram com antecedência na sala do Projeto Vida, aquele/a que no dia da
gincana por ventura vier participar da mesma levará presença na caderneta do/a
educador/a que estava previsto aula no dia e horário do evento. Mas, cabe ao/a
educador/a decidir se dará ou não à pontuação;
8.4 – Serão escolhidos de cada série e
turnos, dois líderes e vice-líderes para melhor execução das tarefas, assim
como um Educador/a Coordenador/a;
8.4.1 – Cabe ao/a Educador/a Coordenador/a de
cada série decidir junto a sua equipe os líderes de tarefas e torcidas, assim
como os/as executores/as das provas e em seguida entregar os nomes à Comissão
Organizadora os líderes para melhor identificação na decorrer das atividades.
9 – Das Comissões:
9.1 – A Comissão Organizadora será coordenada
pelos idealizadores da gincana o Grupo de Trabalho Intersetorial Jovem do
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas do Projeto Vida da Escola Estadual
Professor Francisco Ivo Cavalcanti;
9.1.2 – Os nomes dos Componentes estarão
expostos ao final deste regulamento;
9.2 – A Comissão Julgadora será formada por
uma Equipe Multiprofissional a convite da Comissão Organizadora,
9.2.1 – Caso haja desistência de algum
convidado, a cadeira será ocupada por um/a educador/a no dia da gincana que
estiver presente no momento da formação da mesa julgadora a convite da Comissão
Organizadora e concordata dos Educadores Coordenadores das Equipes;
9.3 – As equipes são formadas por um/a
Educador/a Coordenador/a, seus líderes e executores de tarefas e torcidas.
10 – Casos Omissos:
10.1 – Fica a critério da Comissão
Organizadora o julgamento dos casos NÃO previstos neste regulamento, a fim de
inclusão ou exclusão para este evento.
Natal/RN – Agosto/2013.
Participantes da Gincana:
Diretores e Equipe Técnica e Pedagógica da Escola Estadual
Professor Francisco Ivo Cavalcanti:
- Galeno, Jarbas e
Cleone, equipe pedagógica e técnica da escola.
Comissão Organizadora:
Coordenação do Projeto Vida (Grupo de Trabalho
Intersetorial Jovem do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas):
- Prof.
Jorge Magno (Coordenador Geral)
- Prof.
Josenildo Barreto (Coordenador Pedagógico)
-
Profª. Alcione Soraya (Coordenadora Pedagógica)
- Prof.
Frank (Teatro)
- Juniedson
Ribeiro (Coordenador Juvenil)
- Filipe
Pinheiro (Coordenador Juvenil)
-
Narla Michele (Assistente da Coordenação)
-
Emanuel Veríssimo (Coordenação de RH)
-
Márcia Rejane (Secretária)
-
Inácio Medeiros (Secretário)
-
Neide Campello (Tesoureira)
-
Alice Borges (Tesoureira)
-
Pedro Alexandrino (Oficineiro)
- Demais
Componentes: Jéssica Gomes, Maria Karolane, Patrícia Joyce, Érica Camila, Elivelton,
Maria José, Eduardo, Leonardo Rodrigues, Pollyana, Maria Edhayara, Edhara,
Alexandre, Anderson Luiz.
CORES e Coordenação das Equipes:
- 1° Anos: AMARELO – Vilma, Jurema, Djmar,
Marli, Neto e Edna.
- 2° Anos: BRANCO – Tito, Eugênio, Zabdiel e
Marcelo.
- 3° Anos: AZUL – Ilo, Mires, Izamar,
Edróbledo, Daniel e Socorro.
- Coordenação: VERDE
Maiores
Informações:
Na Sala
do Projeto Vida
www.projetovidaspe.blogspot.com.br
Prof. Josenildo
Barreto
(84) 8785-0765/8772-5839/9197-8088/9911-5500/8142-8458.
E-mails: josenildobarreto@hotmail.com
/ jbarreto2910@gmail.com
Twitter: @jb_barreto
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